Sobre
Saiba mais sobre
o projeto
Sobre o SIMGEO

O Sistema Municipal de Geoinformação de Cabo Frio, desenvolvido pela Coordenadoria de Geoprocessamento – COGEO, tem como objetivo disponibilizar informações georreferenciadas, produzidas principalmente pelo poder público.
O SIMGEO oferece acesso a dados e informações sobre a cidade, para a sociedade geral e suas organizações, tendo em vista seu uso para diversas finalidades, tais como: planejamento urbano e ambiental, pesquisas, uso educacional, dentre outros.
As camadas geográficas disponíveis na plataforma abrangem diversos aspectos sobre o território, organizados em categorias temáticas e disponíveis para download em formatos shapefile (.shp) e keyhole markup language (.kml).
O Sistema Municipal de Geoinformação (SIMGEO) está preparado para receber camadas geográficas de outras fontes de dados, com o objetivo de possibilitar a realização de análises comparativas entre diferentes bases territoriais que possuem dados abertos, em relação ao município de Cabo Frio.
Contato para esclarecimento de dúvidas ou sugestões sobre as camadas disponibilizadas: cogeo.segtea@cabofrio.rj.gov.br
Breve Histórico da Base Territorial e Cadastral de Cabo Frio

O SIMGEO é uma plataforma de dados geoespaciais de Cabo Frio e da construção do seu Cadastro Territorial Multifinalitário. Trata-se de uma plataforma que tem a finalidade de agregar um conjunto de iniciativas, que vêm ocorrendo a aproximadamente 10 anos, visando a inclusão da inteligência geográfica para diversos usos na administração municipal e a modernização de seus cadastros temáticos.
Em 2015 foi realizado um aerolevantamento pela instituição CETEC Lins e, por meio dos documentos cartográficos produzidos, foi sendo georreferenciado o Mapa da Cidade de Cabo Frio. Nesse ano, foi criado o setor de Geoprocessamento (GEO-SECFA), na Divisão de Cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda de Cabo Frio (DICAD-SECFA), com o objetivo de institucionalizar essas atividades. Em 2019, este setor passou a se chamar Supervisão de Cadastro Multifinalitário.
Em termos práticos, a construção da base territorial digital teve início com a implantação do SIG – Sistema de Informações Geográficas, pela plataforma CTGEO – contratado pela Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Cabo Frio (SECFA), que foi sendo atualizada com base no banco de dados alfanumérico do Sistema Tributário Municipal. Em paralelo as plantas dos loteamentos e as plantas quadras foram fotografadas e tiveram tratamento das imagens para futuramente realizar a vetorização e identificação no território do município, plantas quadras essas criadas em papel vegetal pelo CENSO do município ocorrido em entre os anos 1976 e 1980 (primeiro CENSO) e entre os anos 1997 e 2000 (segundo CENSO).
Em 2017, a atualização da malha de lotes, quadras e edificações passou a ser realizada pela SECFA. Nesse período iniciou a utilização de softwares CAD e SIG, para que fosse possível essa atualização. A partir de 2018, várias mudanças foram sendo realizadas impactando inicialmente o setor de Cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda passando a implementar geoinformação no banco de dados tributário. Nesse período a equipe foi crescendo com a implementação do programa de estágio, auxiliando na atividade de vetorização e georreferenciamento das plantas, os estagiários que se destacavam passaram a integrar o quadro de funcionários do setor.
Em 2019, ampliamos a integração com secretarias e coordenadorias do município para conceder auxílio de informações e desenvolver projetos paralelos ampliando consideravelmente as demandas de geoprocessamento.
Entre 2020 e 2024, avançamos na agilização dos processos, promovendo a consolidação do cadastro de imóveis e contribuintes de todo o banco de dados tributário, elaboramos a lei do Abairramento delimitando os bairros do município, produzimos o diagnóstico completo do arruamento e cepeamento de todos os logradouros do município.
Assim, em 2025, a própria equipe de servidores municipais da Coordenadoria de Geoprocessamento iniciou a construção da estrutura e desenvolvimento do SIMGEO.
A versão mobile do SIMGEO é uma plataforma responsiva, que se adapta a diferentes dispositivos, sendo uma alternativa para acessar informações de qualquer lugar, com todo o potencial de funcionalidades que a plataforma oferece. Sua navegação é intuitiva e completa.